O Filme " Crianças Invisiveis" foi uma produção encomendada pela Unicef no ano de 2005, sendo dirigido por oito renomados diretores internacionais. O filme mostra a realidade do contexto de violência em que vive a infância mundial.
As atividades desenvolvidas foram composta de três grupos.
Grupo 01 - Alessandra, Gleicilene, Luzia Magna,Jordane, Dayane e Roseni (Tutora)
Grupo 03 - Divina, Mirian, Osniele, Vandelci, Juliana (Tutora) e profª Sylvana
Os grupos analisaram os documentários de: Bilu e João ( diretora: Kátia Lund ); Song Song e a Pequena Gatinha ( diretor: Joo Wood) e Ciro ( diretor: Stefano Veneruso), baseados na Declaração Universal dos Direitos das Crianças e Adolescentes.
Grupo 01 - Bilú e João
Os Direitos Humanos estão distantes de crianças como João e Bilú e da realidade vivida por grande parte de crianças e adolescentes não apenas do nosso país, mas em diversos cantos do mundo. Enfim, há uma grande distância entre os documentos oficiais de apoio à criança e o adolescente e a realidade vivida por esses cidadãos que vivem à margem social. Além da ausência do Estado, há a ausência da família, violência e exploração do trabalho infantil. Diante desse cenário, visa à necessidade de se fazer presente na sociedade leis mais efetivas, que não fiquem apenas registradas em papéis, mas que se concretizem em benefício das crianças e adolescentes que se encontram nesta dura realidade.
Grupo 02 - Song Song e a Pequena Gatinha
Através deste documentário "Song Song e a Pequena Gatinha", podemos ver, o quanto o direito de ser criança e de viver a infância é negado pela sociedade. Pois, nem todas as crianças desfrutam dos direitos presentes no Estatuto da Criança e do Adolescente. O direito a escola, com educação de qualidade é um deles, porém muitas de nossas crianças que não têm acesso à escola, até mesmo por falta de condição de locomoção, vestimentas, materiais didáticos e por falta de estrutura familiar ou por terem que trabalhar para o sustento de sua família. Portanto, concluí-se que os direitos da criança devem ser colocados realmente em prática e não ficar somente no papel por meio de leis. Pois, afinal a educação é um direito de todos!
Grupo 03- Ciro
Ciro é uma criança que não teve infãncia e nem acesso a escola, ele busca de várias formas obter dinheiro para conseguir seus bens materiais. Ele busca a todo momento formas de se divertir como uma criança, mostrando que o acesso a educação e o lazer são importantes na vida de todas as crianças. Não importa se estamos no Brasil ou em outros paises, as leis e a igualdade social são negadas ainda a várias crianças. Como pedagogas devemos mediar uma mudança de percepção nas crianças e em seus familiares para ficar mais atentos ao que os cerca e poder assim melhorar sua qualidade de vida.