terça-feira, 24 de novembro de 2009

Filme e comentários

O Filme " Crianças Invisiveis" foi  uma produção encomendada pela Unicef  no ano de 2005, sendo dirigido por oito renomados diretores internacionais. O filme  mostra a realidade do contexto de violência em que vive  a infância mundial.


As atividades  desenvolvidas foram  composta de três grupos.

Grupo 01 -  Alessandra, Gleicilene, Luzia Magna,Jordane, Dayane e Roseni (Tutora)


































Grupo 02 - Márcia, Solange, Lúcia, Fernanda e Raquel ( Tutora)


















Grupo 03 - Divina, Mirian, Osniele, Vandelci, Juliana (Tutora) e profª Sylvana

















Os grupos analisaram os documentários de: Bilu e João ( diretora: Kátia Lund ); Song Song e a Pequena Gatinha ( diretor: Joo Wood) e Ciro ( diretor: Stefano Veneruso), baseados na Declaração Universal dos Direitos das Crianças e Adolescentes.


Grupo 01 - Bilú e João




Os Direitos Humanos estão distantes de crianças como João e Bilú e da realidade vivida por grande parte de crianças e adolescentes não apenas do nosso país, mas em diversos cantos do mundo. Enfim, há uma grande distância entre os documentos oficiais de apoio à criança e o adolescente e a realidade  vivida por esses cidadãos que vivem à margem social. Além da ausência do Estado, há a ausência da família, violência e exploração do trabalho infantil. Diante desse cenário, visa à necessidade de se fazer presente na sociedade leis mais efetivas,  que não fiquem apenas registradas em papéis, mas que se concretizem em benefício das crianças e adolescentes que se encontram nesta dura realidade.

Grupo 02 - Song Song e a Pequena Gatinha




Através deste documentário "Song Song e a Pequena Gatinha", podemos ver, o quanto o direito de ser criança e de viver a infância é negado pela sociedade. Pois, nem todas as crianças desfrutam dos  direitos presentes no Estatuto da Criança e do Adolescente. O direito a  escola, com educação de qualidade é um deles, porém  muitas de nossas crianças que não têm acesso à escola, até mesmo por falta de condição de locomoção, vestimentas, materiais didáticos e por falta de estrutura familiar ou por terem que trabalhar para o sustento de sua família. Portanto, concluí-se que os direitos da criança devem ser colocados realmente em prática e não ficar somente no papel por meio de leis. Pois, afinal a educação é um direito de todos!

Grupo 03- Ciro




Ciro é uma criança que não teve infãncia e nem acesso a escola, ele busca de várias formas obter dinheiro para conseguir seus bens materiais. Ele busca a todo momento formas de se divertir como uma criança, mostrando que o acesso a educação e o lazer são importantes na vida de todas as crianças. Não importa se estamos no Brasil ou em outros paises, as leis e a igualdade social são negadas ainda a várias crianças. Como pedagogas devemos mediar uma mudança de percepção nas crianças e em seus familiares para  ficar mais atentos ao que os cerca e poder  assim melhorar sua qualidade de vida.